top of page
WhatsApp Image 2023-10-24 at 17.24_edited.jpg

City tour no Jaraguá:

a imersão no passado alagoano além das águas

Por Rebecca Loureiro

É de senso comum que o estado de Alagoas carrega consigo incontáveis lugares que são de interesse nacional, e até mesmo internacional, no âmbito turístico. Com sua capital Maceió, não seria diferente. A cidade atrai pessoas de todos os cantos do mundo, que se encantam por seus atrativos, muitas vezes resumidos a praias e outros tipos de belezas naturais. É claro que as praias e paisagens da capital alagoana não deixam a desejar no quesito beleza, mas o que muita gente esquece é que, assim como qualquer outra cidade, ela também carrega consigo uma história, observada, vista e tocada até hoje, no bairro histórico do Jaraguá.

Foi pensando nisso que Fabrícia Barreto, especialista em turismo, buscou e conseguiu concretizar um novo entretenimento excursionista em Maceió. O city tour no Jaraguá existe há um ano e busca apresentar, tanto para turistas, quanto para a população local, todo o

Arcevo Fabrícia Barreto.jpeg

Fabrícia Barreto, especialista em turismo, caracterizada (Foto: @penaruamaceio)

conteúdo que a cidade portuária tem por trás de suas belas praias e coqueiros, levando quem participa do passeio a conhecer locais e estabelecimentos que dispõem de grandes arquivos históricos da cidade. Uma das paradas se dá no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA), que foi fundado nos anos 1980 e preserva o patrimônio audiovisual que constitui o passado e a cultura do estado.

Arcevo Fabrícia Barreto (1).jpeg

Economia que gira

Outra parada que faz parte do roteiro do passeio, é no showroom do artista plástico alagoano Carlos Moacir Oliveira, que elabora diversos tipos de artes ornamentais já utilizadas por grandes empresas produtoras de evento, como a Celebration em Maceió e a responsável pela ornamentação do Galo da Madrugada, em Recife (PE).

Diferentemente de outros tipos de excursão, o city tour no Jaraguá busca trazer uma experiência mais imersiva possível. Por esse motivo, Fabrícia realiza todos os passeios completamente caracterizada, com roupas originais da época, vindas diretamente de brechós, que junto com os locais visitados também guardam muita história e cultura, traduzidas em peças de roupas.

Fabrícia Barreto em rua lateral com intervenção artística no bairro do Jaraguá

(Foto: @penaruamaceio)

Atualmente, o passeio custa R$50,00 por pessoa, valor que pode variar dependendo do tamanho do grupo. A atividade pode ser realizada no período diurno ou noturno e tem uma duração que varia de uma hora e meia a duas horas de carro (a depender da circunstâncias, presença de crianças, tempo desfavorável etc.); caso seja realizado a pé o tempo pode variar entre três a quatro horas. Os passeios realizados com o auxílio de um carro acabam por serem mais agregadores, à medida que a gama de possíveis locais de visitação se torna maior, segundo Fabrícia Barreto. 

Outra observação sobre a opção de realizar o passeio de carro é que a rota não se restringe apenas ao bairro do Jaraguá, mas se estende ao centro da cidade, que por muitas vezes passa despercebido historicamente até pela própria população local, mas carrega um grande conjunto de detalhes e construções que contam um pouco da nossa história. Pode-se dizer que o passeio realizado pela Fabrícia faz com que nós, moradores de Maceió, possamos ver a cidade de forma mais carinhosa, como um lugar com ainda muito para nos contar.

Fabrícia Barreto com grupo de turistas na Catedral Metropolitana de Maceió (Foto: @penaruamaceio)

Incentivo público

Ainda conforme a especialista em turismo, em 2019 foi instaurada a lei municipal de Nº 6929 que instituiu uma política de incentivos fiscais para o fomento à ocupação e desenvolvimento econômico do bairro do Jaraguá, para pessoas físicas ou jurídicas que poderiam vir a se instalar e para as já instaladas na sua área. Alguns dos incentivos tributários se deu na isenção de taxas como a da Licença de Localização e a de Fiscalização de Funcionamento.

Onde encontrar

O city tour, de modo geral, é algo de muita relevância para a preservação da história do estado de Alagoas e especial de sua capital, Maceió. O contato para agendamento de passeios pode ser realizado a partir do canal no Instagram @penaruamaceio, administrado pela Fabrícia, onde há muito mais detalhes sobre a ação, além de outros trabalhos turísticos realizados pela especialista em todo o estado. Também podem ser encontrados mais detalhes técnicos e relatos de pessoas que já passaram por essa experiência imersiva.

FORMA_Prancheta branca.png

Produto editorial desenvolvido na disciplina Oficina de Edição de Mídia Impressa e Digital. 

Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas.

Campus A. C. Simões.

Maceió (AL), setembro de 2023.

Jornalista responsável: Vitor Braga (MTE 1009 AL).

©2023 por Ufal. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page