top of page
top-view-beautiful-rpg-still-life-items - FREEPIK.jpg

Grimório Paranormal:

Uma aventura RPG

Por Priscilla Nascimento

Grimório Paranormal é uma aventura RPG (sigla para Role-Playing Game, do inglês) criada pelos alagoanos Everson Maykon e Yasmim Furtado. Ambos idealizaram e trabalharam no projeto, iniciado em setembro de 2022; ele exerce a função de ilustrador e ela é a principal responsável pelo gerenciamento de marketing.

 

Everson é encarregado pela criação de regras, fichas, recompensas, entre outros atrativos; já Yasmim cuida do design, abrangendo toda a identidade visual acerca do projeto, além de auxiliar nas descrições e regras específicas desenvolvidas. O RPG está disponível no Catarse, cuja plataforma aproxima pessoas que desejem viabilizar financeiramente determinados projetos.

Inspiração

Everson conta que sua principal inspiração para o Grimório veio do universo RPG, intitulado Ordem Paranormal, criado pelo youtuber Rafael Lange Severino, mais conhecido como Cellbit. A partir disso, foram surgindo as regras para o início do projeto. Ele especifica também a importância da “regra da casa” de outros universos RPGs, incluindo o maior e mais conhecido entre os jogadores: Dungeons & Dragons (D&D) – que está em sua quinta edição.

Yasmim Furtado e Everson Maykon - Desenvolvedores

Como Funciona

No jogo que é baseado – Ordem Paranormal – há uma inspiração nos sistemas de Call of Cthulhu e The Esoterrorists, funcionando da seguinte maneira: no cenário, os jogadores interpretam investigadores responsáveis por tentar impedir que nossa dimensão seja invadida por criaturas sobrenaturais do universo paranormal. A luta acontece entre grupos e, para jogar no cenário de Cellbit, o jogador pode adaptar suas próprias regras.

Já no Grimório, o jogador tem acesso às descobertas feitas pela Equipe Ômega, um grupo de Agentes de Elite, que dedicaram suas vidas para desvendar o Paranormal. Em meio a suas missões, a equipe cataloga novas criaturas, itens e rituais ao realizar descobertas sobre o Outro Lado. 

Para além disso, Everson enfatizou a necessidade de criar novos conteúdos com as próprias “regras da casa”, com a expansão das pesquisas da Equipe Ômega, onde as criaturas poderão ser combatidas em outros universos, além de avançar as pesquisas para outras realidades dos mais diversos sistemas.

Ilustração do projeto no site Catarse

Tipos de recompensas, de acordo com a respectiva assinatura feita para o Grimório.

No total, existem quatro recompensas para quem assina o RPG:​​

Criaturas

Desafios para os jogadores. Recompensa padrão

Rituais

Magias específicas a depender para os personagens

Itens

Auxiliar os personagens com poderes especiais

Conteúdo adicional

Diversas regras específicas, que com o tempo adicionam

Expansão

O ilustrador contou que a plataforma Catarse já se tornou uma renda fixa e o projeto vem gerando dados positivos. Por isso, há a ideia de expandir para outros RPGs, além do Ordem Paranormal. Pensando nisso, ele falou da possibilidade de direcionar o Grimório para outros universos, como o famoso D&D, destacando que a definição do jogo seja um mundo muito expansivo.

 

Ele frisa também a possibilidade de usar o estilo baseado apenas na interpretação, sem rolagem de dados ou pontos de vida, apenas um sistema para se contar uma história, gerando assim uma infinidade de conteúdo. Por fim, para conhecer mais sobre o projeto, recentemente foi criada uma thread no Twitter, pelo endereço @GrimorioPrnml, na qual o RPG é apresentado. Também é possível encontrar mais sobre o projeto nas plataformas Discord e TikTok.

FORMA_Prancheta branca.png

Produto editorial desenvolvido na disciplina Oficina de Edição de Mídia Impressa e Digital. 

Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas.

Campus A. C. Simões.

Maceió (AL), setembro de 2023.

Jornalista responsável: Vitor Braga (MTE 1009 AL).

©2023 por Ufal. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page