top of page
Produtos por Damasio_edited_edited.jpg

Sarau na Praça de Japaratinga:

Um evento organizado pela Acultuja e a Empório Japaratinga

Por Damásio Frank

Na Praça dos Idosos, em Japaratinga, acontece a exposição do Sarau, um evento da loja Empório de artesanato feito pelas artesãs locais e pela Associação Cultural e Turística de Japaratinga (Acultuja). Para conhecer o Sarau precisamos conhecer também a idealização da loja Empório. Por isso, vim conhecer de perto as belezas do artesanato.

A loja foi inaugurada em 21 de julho de 2021, liderada pelas artesãs Elisabeth Cristina, vice-presidente da Acultuja, e Maria Aparecida (dona Cida), presidente da referida associação. Cristina, natural de Campestre (AL), relatou se encantar com as belezas naturais e as peças produzidas por alguns artesãos locais, com isso, decidiu morar na cidade de Japaratinga.

 

Ao observar as peças produzidas, ela sentiu o desejo de se integrar e, quando teve a oportunidade, participou de uma oficina de artesanato ofertada pela prefeitura, garantindo a ela os primeiros conhecimentos no que viria a ser seu emprego posteriormente. Dessa forma, começou suas primeiras obras em casa e, fascinada pelas peças de fuxico que a amiga Janaína produzia, teve a ideia de reunir todos os trabalhos dos artesãos em um único espaço onde pudessem divulgar e comercializar suas peças de artesanato.

Além da dona Cida, que produz bordados em fita, a loja Empório conta com as artesãs  dona Cristina, que faz pintura em tecidos e quadros; dona Graça, uma apicultora da Associação dos Criadores de Abelhas de Japaratinga (ACAJE), responsável pelo turismo nos apiários e migração de abelhas, além da comercialização do mel desde 2011; dona Rose, que produz crochês desde os 12 anos por incentivo da mãe; e também dona Rosilda, uma crocheteira desde os 11 anos, que inclusive produz peças de roupas com garrafas pet.

 

Temos, por fim, o Erivan, um escultor capaz de transformar um simples pedaço de madeira que iria para o lixo em uma obra de arte. Erivan, que também é barqueiro e jangadeiro, é o único a possuir uma embarcação adaptada para cadeirantes, conforme me relatou.

Dona Cida, já trabalhava com bordados de fita há mais de dez anos, foi gestora de cultura da Prefeitura de Japaratinga. Com isso, Cristina e dona Cida uniram forças e foram as peças fundamentais na concretização da loja Empório, em parceria com outros colaboradores.

Decoração por Damasio.jpg

Plaquinhas decorativas da loja Empório (Foto: Damásio Frank)

Motivada com a loja, somada com a experiência que tinha como gestora da pasta da cultura da cidade e os eventos que realizava, dona Cida teve a ideia de criar o Sarau na Praça de Japaratinga, a fim de divulgar as obras dos artesãos e outros artistas, para não ficar só no artesanato.

Em 28 de Agosto de 2021, deu início a primeira edição do evento, tendo como convidado especial o Mestre Nô, patrimônio vivo, com mais de 65 anos dedicado à prática e ao ensino da capoeira de Angola. Em outras edições, também teve a participação de outros artistas locais, a exemplo das poetisas Tainah Nataly e Jénnifer Vitória; do cantor Márcio Lima; das escritoras Cleide Wanderley, Rosa Lima, Cida Lima e Talita Maciel; do cordelista Jorge Calheiros e dos cantores e compositores Edu Pereira e Adelmir.

Dona Rosilda por Damasio.jpg

Cida relatou o desejo de divulgar, através do Sarau, um pouco da cultura da cidade, especialmente o trabalho dos cordelistas, das poetisas, dos artesãos e dos dançarinos, além de um pouco da culinária - como as cocadas artesanais e bolos de goma, entre outras receitas típicas da região. Sem deixar de apresentar pinturas, esculturas e reciclagens – com destaque para o sabonete artesanal, feito a partir da reciclagem com resto de óleo de cozinha.

Crochês produzidos pela artesã Rosilda (Foto: Damásio Frank)

Vencedora três vezes do prêmio de melhor loja de artesanato nos anos 2021, 2022 e 2023, concedido pela Prefeitura de Japaratinga, a loja Empório, em parceria com a Acultuja, tem como missão fomentar, divulgar e incentivar a cultura local, bem como para 2023 já tem até data marcada para o próximo evento do Sarau, sendo 16 de setembro deste ano com programação ainda a divulgar.

FORMA_Prancheta branca.png

Produto editorial desenvolvido na disciplina Oficina de Edição de Mídia Impressa e Digital. 

Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas.

Campus A. C. Simões.

Maceió (AL), setembro de 2023.

Jornalista responsável: Vitor Braga (MTE 1009 AL).

©2023 por Ufal. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page