


Renaissance Of Jaraguá
Por Vitor Manoel

As noites de Maceió pós-pandemia têm ganhado um novo cenário nos últimos meses. A rua Sá e Albuquerque tem recebido uma grande procura de turistas e moradores tanto da parte baixa quanto da parte alta da cidade, isso por conta da chegada de novos bares e casas noturnas nas proximidades, incluindo o bar Gira Mundo - localizado em frente à Associação Comercial de Maceió e que tem levado várias pessoas a ficarem nas suas escadarias curtindo as atrações musicais que tocam no bar.
Escadaria da associação comercial, Rua Sá e Albuquerque (Foto: Vitor Manoel)
Com o renascimento da vida noturna do Jaraguá, surgiram alguns ambulantes nos entornos das ruas, e também das escadarias da referida Associação que virou o maior ponto de encontro nas noites do bairro, reunindo pessoas de diferentes gêneros e estilos. Estes ambulantes vendem os mais diferentes tipos de bebidas e comidas a um preço acessível.
.jpg)
Comércio dos ambulantes movimenta o local, atraindo mais pessoas além dos bares. (Foto: Vitor Manoel)
Jaraguá de encontro ao futuro
O bairro do Jaraguá é considerado um dos bairros mais importantes e históricos de Maceió por conta de seus prédios dos séculos XIX e XX e do Porto de Maceió, a porta de entrada de turistas oriundos de cruzeiros que atracam na capital. Com isso o bairro sempre teve os olhos voltados ao turismo, mas nos últimos dois anos o prefeito de Maceió iniciou uma série de eventos noturnos na região, mais especificamente no estacionamento do Jaraguá, tornando-se o ponto principal para eventos promovidos pela prefeitura. O local vem recebendo atrações nacionais e locais em períodos que o turismo na região está em alta. Com esse investimento da prefeitura municipal, o bairro tornou-se ultimamente um ponto forte nas noites de Maceió. Bares, boates e restaurantes localizados nas redondezas começaram a ter uma alta na procura, levando ao surgimento de novos negócios e à valorização do local.
A chegada dos ambulantes
Com a alta demanda de público no bairro boêmio, o surgimento de ambulantes vendendo os mais variados tipos de produtos no local foi crescente, e aumentou ainda mais com a circulação de pessoas próximas à Associação Comercial de Maceió, levando os ambulantes a terem um novo local fixo para adquirirem sua renda, Com isso, a escadaria do prédio histórico foi tomada por pessoas que procuram se divertir nas noites da capital alagoana: a música do bar em frente junto com a venda de comidas e bebidas dos ambulantes se tornou uma opção completa de entretenimento noturno para amigos e casais em Maceió.
.jpg)
Frente da Associação Comercial, lugar de maior circulação no Jaraguá Histórico (Foto: Vitor Manoel)
Apoio público
Os ambulantes da noite no Jaraguá histórico se queixam da falta de apoio por parte dos governantes em divulgar a revitalização do bairro, sobretudo para dar visibilidade ao local, que tem recebido um público ainda limitado. Por conta disso, os comerciantes relataram que após o último grande evento ocorrido no Jaraguá, o São João Massayó, as vendas deram uma queda. “Tem final de semana que não chego nem a vender 200 reais que a algumas semanas atrás cheguei a vender quase mil reais em uma noite” comentou dona Cícera, uma das ambulantes do local.

Por conta desses problemas decorrentes da falta de promoção do poder público, o renascimento do bairro, que já foi palco de grandes eventos como o Jaraguá folia - no qual chegou a levar centenas de pessoas às ruas do bairro -, vem perdendo seu brilho e voltando novamente a ser lembrado somente como um Jaraguá histórico onde só recebe visita de turistas durante o dia, somente para visitar os prédios históricos.