


Circuito Penedo de Cinema:
Impacto cultural e econômico impulsionado pela magia do cinema
Por Ana Cecília Oliveira
A cidade histórica de Penedo tem em sua bagagem cultural um artifício primoroso para a rota turística do estado de Alagoas. O Circuito de Cinema da cidade é uma realização que aquece o cenário das artes com uma programação que engloba diversas ações e recebe diversos festivais como o do cinema brasileiro, o Velho Chico, o Festival de Cinema Universitário de Alagoas, além da mostra de cinema infantil. A edição deste ano já chegou a mais de 800 filmes inscritos e registra a intensa participação da comunidade cinematográfica do Brasil.
​
Este número expressivo de filmes submetidos é um reflexo de um legado construído desde o século passado – em meados de 1915, ano que marca o início da atuação do primeiro cinema na cidade, o Cine Santander. A abertura deste primeiro espaço abriu portas para a chegada de outros como o Cinema Central, o Cinema Éden, o Cine Eldorado e o Cine Ideal. Porém, o grande responsável pela instauração de um movimento audiovisual na região foi o Cine São Francisco, pioneiro na realização de festivais de cinema que movimentavam toda a região, passando a ser destaque no âmbito nacional.

Circuito agita a cidade histórica de Penedo (Foto: Prefeitura de Penedo)
A realização destes primeiros festivais instaurou em Penedo uma cultura de diálogo não apenas com o cinema, mas também com diversas linguagens culturais. Após o fim do festival realizado pelo Cine São Francisco, na década de 1980, a tradição foi retomada mais de 20 anos depois pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O objetivo era retomar este movimento de fomento à produção audiovisual em âmbito nacional e local, além de aumentar a cultura de cinema no estado, promovendo a produção e a formação de mão-de-obra neste setor.
​
A programação diversa também visa levar cultura e as feiras criativas aquecem a economia criativa local e valorizam os produtos da região. A Ufal foi a responsável por reformar todo o festival, transformando-o no circuito que conhecemos atualmente.
Após a sua reformulação, já foram realizadas mais de dez edições do Circuito Penedo de Cinema. O modelo atual consiste na realização dos festivais citados acima e a mostra de cinema infantil. Após o processo de escolha dos filmes, comumente o evento é realizado no mês de novembro, durante uma semana. A programação é toda realizada na cidade de Penedo, com entrada gratuita e aberta ao público.

Mostras competitivas revelam novos talentos do audiovisual (Foto: Prefeitura de Penedo)
Além de poder acompanhar as três mostras competitivas, é possível ir aos debates, oficinas, palestras, rodas de conversa, conferências, apresentações artísticas, feira criativa e muito mais.
Nos últimos anos o Circuito também disponibilizou a transmissão de alguns filmes pelo Youtube e pelo site do evento.
​
As últimas edições foram realizadas em uma parceria entre o Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult). Existe ainda o patrocínio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e da Prefeitura de Penedo.
​
O circuito, além de impulsionar a cultura local, ainda faz a roda da economia girar. Segundo informações colhidas no site da prefeitura da cidade, no ano de 2022 na 12ª edição do Circuito, Penedo registrou alta ocupação hoteleira, variando de 74,5% até 85%, de pessoas de vários estados do Brasil, entre eles Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo e Ceará. Cada visitante informou ainda ter gasto na cidade entre R$ 600 e R$ 2.000 mil durante os dias em que esteve participando do evento, divididos entre hospedagem, alimentação e compras no comércio local.
​
Houve um impacto significativo na hospedagem, mais de 55% dos visitantes ficaram em hotéis entre quatro e cinco dias, sendo 66,7% os que vieram sozinhos e 33,3% em caravanas. Como reflexo do potencial da cidade, 97% dos que vieram para o evento informaram que voltariam à cidade em uma outra oportunidade.
Circuito impulsiona a economia criativa (Fotos: prefeitura de penedo)
Este grande evento não é apenas um símbolo cultural de Alagoas, mas também desempenha um forte papel na economia criativa local. Desde sua origem, a cena cinematográfica da cidade mostrava todo o seu potencial. O número expressivo de filmes inscritos e a participação da comunidade cinematográfica do Brasil reflete a importância desse evento no cenário cultural do país.
Portanto, o Circuito Penedo de Cinema é muito mais do que um festival de filmes, é um motor cultural e econômico que impulsiona a cidade de Penedo, preservando seu patrimônio cultural e promovendo o intercâmbio entre diferentes regiões do Brasil. Seu sucesso e longevidade são testemunhos da importância da arte e da cultura na construção de comunidades prósperas.
_JPG.jpg)
A programação diversa também visa levar cultura (Foto: Prefeitura de Penedo)