


Quinta no Pontal:
uma experiência gastronômica
Por William Alves

A macaxeira frita é um dos pratos mais prestigiados pelos turistas do Pontal da Barra (Foto: Daniel Queiroz)
O Pontal da Barra é um bairro de Maceió, situado às margens da Lagoa Mundaú. Suas ruas estreitas, casas coloridas e restaurantes na beira da lagoa dão a esse lugar um ar de acolhimento e aconchego.
A iniciativa surgiu da Associação dos Moradores do Pontal junto com o SEBRAE, a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer e a Fundação Municipal de Ação Cultural. Já se tinha a ideia de movimentar as noites do Pontal, pois geralmente quando chegava às 18h os restaurantes e lojas fechavam as portas e não se tinha um lugar para tomar um caldinho ou comer uma tapioca. Foi sugerido a movimentação das lojas e restaurantes do Pontal e foram fechadas parcerias para trazer os turistas no horário das 18h às 22h.
O projeto visa fomentar o comércio local na região do Pontal da Barra, principalmente depois da crise pós-pandemia, na qual muitos restaurantes tiveram que ficar fechados por meses. Durante o projeto, todos os restaurantes ficam abertos, onde é possível o visitante conhecer a rica gastronomia do bairro. Os cardápios dos restaurantes são diversificados tanto do mar como da lagoa, pratos típicos feitos por pessoas que nasceram no local e mantêm as tradições de seus antepassados.
Um dos pratos mais famosos do Pontal é o sururu. Segundo Dona Neide, que cozinha há mais de 20 anos no Pontal da Barra, o molusco é cozido dentro da concha, juntamente com outros temperos e leite de coco. É servido com pirão, feito com farinha de mandioca e o caldo de sururu, com um arroz branco de acompanhamento. O sururu é retirado da lagoa pelos pescadores da região e além do prato sururu de capote temos o delicioso caldinho de sururu, comumente servido como petisco. No Pontal, outros pratos são destaques como a casquinha de siri, o chiclete de camarão e o bobó de camarão. Nada melhor do que saborear todos esses pratos às margens da Lagoa Mundaú admirando o pôr do Sol e a noite do Pontal da Barra.
O restaurante “O Peixarão”, com 25 anos de tradição no bairro, estendeu seu horário de funcionamento até às 22h para participar do Quinta no Pontal. No restaurante, o cardápio é variado, vai de peixe até a famosa carne de sol da casa acebolada com macaxeira frita.

Bobo de camarão: um dos principais pratos da culinária típica do Pontal da Barra (Foto: Robert Borges)
No Quinta no Pontal todo mundo sai ganhando, tanto os restaurantes como os artesãos. O visitante vem comer algo, assiste às apresentações culturais e depois passa nas lojas para comprar. A Prefeitura de Maceió disponibiliza uma van para trazer os visitantes, e esse apoio é de total importância pois eleva ainda mais as potencialidades do bairro.
O projeto está sendo muito importante para expansão do turismo e para economia criativa, tanto do Pontal como do estado, gerando mais empregos e promovendo todos os atrativos que o bairro possui. Segundo comerciantes da região, a iniciativa foi lucrativa na alta temporada, período entre dezembro e fevereiro; tiveram até que fazer novas contratações para a parte noturna. A procura por peixes cresceu na região, o que gerou lucro para os pescadores. O público também passou a buscar outros produtos, movimentando ainda mais a economia no Pontal da Barra.